Na publicidade a palavra OUTDOOR começou a ser utilizada como uma abreviação da expressão outdoor advertising, isso significa, propaganda ao ar livre (expressão inglesa).
Para a construção de uma propaganda em outdoor, é necessário saber primeiro o material que será trabalhado sua propaganda. Existem 2 tipos de material que é trabalhado nos outdoores, são eles: Papel ou Lona (Outdoor Lonado). A grande diferença entre um outdoor em papel e um lonado é que, o lonado possui uma qualidade melhor de material, sendo mais resistente, reutilizavel e ideias para propagandas longas.
É chamado de Outdoor simples o formato 9 x 3 m.
A impressão da mídia é feita por impressoras especiais, que dividem a imagem do outdoor em 16 folhas (impressão digital).
Formato para finalização: Área total: 9 x 3 m / Área visual: 8,90 x 2,90 m
Esses recursos constituem imagens, objetos, e outros elementos gráficos que exteriorizam a imagem do outdoor, fazendo a criação "sair" de suas limitações espaciais. Os apliques dão vida ao outdoor, causando um maior impacto. O Cálculo do aplique é feito com base no produto de seu comprimento vezes a sua altura, e varia de acordo com a região.
Um outdoor pode ser: duplo, triplo e quádruplo (maior formato permitido no Rio de Janeiro). Esses formatos causam um impacto maior, de acordo com a necessidade de cada cliente.